Comunicação Interpessoal
A complexidade do ato comunicativo “ao vivo” se assenta em duas habilidades sensoriais do profissional, seja ele executivo ou professor, as de VER e OUVIR e de SER VISTO e OUVIDO! Compreender o papel do corpo na realização de ambas é um caminho para a comunicação integral.
Se nos momentos receptores plenos o indivíduo se posiciona e procede preferencialmente para VER e OUVIR, e nos emissores plenos para SER VISTO e OUVIDO, a comunicação interpessoal – do ponto de vista sensorial – é uma DANÇA !
Atualmente, no entanto, este viés vem sendo abafado. A excessiva interação virtual tem inibido a “de carne e osso”, tornando–a neutra e em consequência, ineficiente. E este quadro tende a piorar, se nada for feito de substancial e criativo.
Para transformar a comunicação real – a `presencial´ – em efetiva PARCEIRA da virtual, muito terá que ser realizado na área da comunicação não-verbal. Um salto! O desejo da Cs é participar dessa mudança, disponibilizando seus instrumentos aos interessados que participarem de seus eventos.