Momentos Paradigma

Entrevistar um subordinado que presenciou um grave acidente na empresa, com o objetivo de fazê-lo falar a verdade (“a conversa com o supervisor”) e ouvir a pergunta de um aluno com dificuldades comunicacionais, com o objetivo de fazê-lo vencer a timidez (“pergunta de aluno”), são momentos que exigem extrema eficiência na arte de VER e OUVIR. Já anunciar aos funcionários as novas e auspiciosas metas para o quinquênio (“o anúncio das novas metas”) e estimular os alunos na aula inaugural de uma nova disciplina (“aula inaugural”), são acontecimentos de perfil sensorial oposto, em que a prioridade audiovisual do profissional é SE FAZER VISTO e OUVIDO pelos interlocutores.

Momentos Receptores Plenos Momentos Emissores Plenos
Na Empresa
A conversa com o supervisor
O anúncio das novas metas
Na escola
Pergunta de aluno
Aula Inaugural

Estes quatro momentos são sensorialmente paradigmáticos … e PARADIGMAS NÃO SE ESQUECE!

Conheça sobre Comunicação Interpessoal:

Fechar Menu